Inteligência Artificial no relacionamento
Relacionamento,  Tecnologia

Inteligência Artificial pode prever o futuro do seu relacionamento amoroso?

Até parece um dos episódios da famosa série da Netflix “Black Mirror”, caro(a) leitor(a), mas é o que cinco pesquisadores americanos prometem – previsão do relacionamento amoroso na terapia de casais, através da voz – Não entendeu? Fique tranquilo(a), continue aqui com a gente que vamos explicar para você.

Como uma Inteligência Artificial  pode saber sobre o nosso relacionamento ?

A forma como falamos com a(o) nossa(o) parceira(o) pode esconder alguns sentimentos por trás de cada palavra que dizemos, entretanto para os seres humanos, até mesmo para um especialista no assunto, é praticamente impossível percebê-las. É justamente nesse ponto que a Inteligência Artificial – I.A, mostra que veio pra ficar, pois ela aprendeu a perceber os sentimentos escondidos nas palavras, para prever se o seu relacionamento vai durar ou não.

O tom, o ritmo com que você fala, as pausas entre as frases e até mesmo o volume da sua voz transmitem sentimentos ocultos que você realmente sente, e a I.A já está mais precisa em identificá-los do que terapeutas especialistas no assunto.

Ouça o áudio-livro que salvou centenas de relacionamentos no Brasil

A pesquisa

Em um estudo, pesquisadores monitoraram 134 casais que estavam enfrentando problemas em seus relacionamentos. A pesquisa contou com sessões de terapia, durante dois anos, onde cada casal escolheu um tema por sessão, que achavam importante para uma relação amorosa, e discutiam esse tema durante 10 minutos. Os pesquisadores gravaram todas as sessões e compartilharam com profissionais terapeutas especialistas em relacionamentos amorosos, que tiveram que apresentar qual seria o futuro dos casais.

Os pesquisadores também treinaram um robô, que por meio de algoritmos pudesse analisar a conversa dos casais. O trabalho do robô era calcular exatamente como cada um dos detalhes da fala humana estavam vinculados à força do relacionamento. O algoritmo também detectou características da fala, que vão além da percepção humana e tudo baseado apenas no som, sem utilizar gravações de vídeos.

“Usando muitos dados, podemos encontrar padrões que podem ser indescritíveis para olhos e ouvidos humanos”, diz Shri Narayanan, engenheiro da Universidade do Sul da Califórnia, que liderou o estudo.

 

 

 

O resultado

Com a vantagem de entender sobre o conteúdo falado, além de assistir as imagens em vídeos, podendo ver as expressões corporais dos casais, os terapeutas tiveram 75,6% de precisão nos resultados. A Inteligência Artificial que usou apenas o som para criar os seus dados de previsão foi 79,3% precisa nas previsões.

“Os seres humanos são bons em decodificar muitas informações”, diz Narayanan. “Mas não podemos processar todos os aspectos da informação disponíveis.”

E aí, o que achou? Você usaria um robô para prever o futuro do seu relacionamento amoroso? Deixe sua opinião nos comentários e junte-se a nós 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *