Casal Vegano - Manual do Casal Hype
Estilo de Vida,  Inspiração

Por que casais estão aderindo a dieta vegana?

Desde o início deste ano estão sendo divulgadas notícias de que muitas pessoas estão aderindo a uma nova rotina para suas vidas, sendo mais saudáveis em atividades e nas dietas alimentares, se tornando vegetarianos ou veganos. Inclusive, grandes marcas no ramo de alimentos estão promovendo novos produtos para esse nicho, então se elas estão de olho e inovando nesta área, com certeza é porque a demanda está crescendo, certo?

Empresas como Hellmanns, Pizza Hut, MacDonald’s, Subway, Chocolates Garoto, Nestlé e Coca-Cola, já investem em inovação de seus produtos para opções vegetarianas e veganas. Fora tantas outras marcas, de amplos segmentos, que já trabalham com produtos sem nada de origem animal.

Mas, por que tudo isso está acontecendo? Por que as pessoas estão tão engajadas e motivadas a mudar o seu padrão de consumo alimentar? Por que casais estão fazendo essa mudança em conjunto? Refletir sobre esse tema pode mudar os hábitos do seu relacionamento e ainda salvar muitas vidas. Vamos entender o porquê:

Definições:

Vegetarianismo: é o regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes. O vegetarianismo costuma ser classificado da seguinte forma: Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação, Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação, ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação e vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.

Veganismo: O veganismo, segundo definição da Vegan Society, é um modo de viver (ou poderíamos chamar apenas de “escolha”) que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo. Portanto, no âmbito da alimentação, veganismo e vegetarianismo estrito são sinônimos.

Fonte: Site SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira

Go Vegan - Casal Vegano - Manual do Casal Hype

Razões para ser um casal vegetariano ou vegano:

Existem diversos motivos pelos quais as pessoas realizam mudanças em suas vidas e o porque são motivadas a essa ação. Os estudos comprovam que casais realizam essa mudança alimentar e no modo de viver por: empatia ao sofrimento animal e não querer pertencer a esse sistema, preocupações com os efeitos a natureza e recursos do nosso planeta, qualidade de vida e uma alimentação mais saudável.

* Ética:

São abatidos mais de 10 mil animais terrestres por minuto no Brasil para produzir carnes, leite e ovos. A maioria destes animais são frangos, porcos e bois – animais que têm uma complexa capacidade cognitiva e sentem dor, sofrimento e alegria da mesma forma que os cães que temos em casa. Os animais são sencientes (capazes de sofrer e sentir prazer e felicidade), por isso a escolha vegetariana é uma escolha de não compactuar com a exploração, confinamento e abate destes animais.

* Saúde:

Diversos estudos associam efeitos positivos de saúde com a maior utilização de produtos de origem vegetal e restrição de produtos oriundos do reino animal. De acordo com inúmeros estudos científicos – cada vez mais freqüentes e publicados por instituições idôneas –, o consumo de carnes está diretamente associado ao risco aumentado de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer.

* Meio Ambiente:

Segundo a ONU, o setor pecuário é o maior responsável pela erosão de solos e contaminação de mananciais aqüíferos do mundo. A ONU também estimou que cerca de 14,5% das emissões de gases do efeito estufa oriundas de atividades humanas têm origem no setor pecuário. A maior parte do desmatamento da Amazônia tem sua origem na produção de carnes, laticínios e ovos. 97% do farelo de soja e 60% do milho produzidos globalmente são utilizados não para consumo humano, mas para virar ração para as fazendas e granjas industriais, produzindo alimentos a uma eficiência muito baixa.

* Sociedade:

A produção de alimentos através da atividade pecuária não é apenas ambientalmente degradante, mas também contribui significativamente para o desperdício global de alimentos, uma vez que são consumidos de 2 a 10 Kg de proteína vegetal (por exemplo, soja) para produzir apenas 1 Kg de proteína de origem animal. Em um mundo com 1 bilhão de pessoas que passam fome, jogar toda essa comida no lixo é socialmente inaceitável. Ademais, o setor pecuário concentra a maior parte da mão-de-obra escrava rural brasileira.

Fonte: Site SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira

Gostamos da ideologia, e agora?

Talvez você esteja pensando como deve ser difícil realizar essa mudança na alimentação e na sua vida, porém, é muito (muito mesmo) mais fácil do que se imagina. É claro que, toda a mudança gera uma transformação e você estará mudando algo no seu organismo e na sua mente que foram um padrão até você chegar nesse momento, mas, procure se informar e orientar sobre o assunto. Entenda realmente a origem pelo qual estão desejando essa transformação e foquem no que é mais importante.

Algumas ferramentas para ajudá-los:
– Site: The Vegan Society
– Site: SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira
– Site: Portal Vista-se – Maior Portal Vegano da América Latina
– Vlog: VegetariRANGO – Receitas e culinária
– Documentário: What The Health (Disponível na Netflix)
– Documentário: Cowspiracy: A Conspiração da Vaca (Disponível na Netflix)
– Documentário: FOOD CHOICES – Escolhas Alimentares (Disponível na Netflix)
– Documentário: A Carne é Fraca (Disponível no Youtube) * cenas fortes
– Documentário: Earthlings – Terráqueos (Disponível no Youtube) * cenas fortes

Para o start dessa maravilhosa mudança, por que não realizam uma festa vegana? Assim vocês já podem preparar as comidas e bebidas voltadas ao mundo vegan e quem sabe motivar outros amigos também. No início, quando a Rhuane e eu nos tornamos veganos, procuramos muitas receitas pois não sabíamos ao certo o que cozinhar e no que poderíamos nos desafiar. Aí eu conheci o e-book Festa Vegana e dei de presente para ela. Antes ela não cozinhava nada, agora quer fazer um prato diferente todo dia, rs rs.

Casais para se inspirar:

Você não tem ideia da quantidade de casais influencers e personalidades famosas que são vegetarianos e veganos. Para te inspirar ainda mais, segue alguns exemplos desses canais e suas ideologias:

* Beyoncé e Jay Z

Beyoncé e Jay Z - Casal Vegano - Manual do Casal Hype
Beyoncé e Jay-Z, que ao revelarem que aderiram à filosofia vegana, convocam seus fãs a fazerem o mesmo: “Ter filhos mudou nossas vidas mais do que qualquer outra coisa. Costumávamos pensar em saúde como uma dieta – algumas coisas funcionavam para nós, outras não. Quando começamos a encarar a saúde como uma verdade, ao invés de uma dieta, assumimos como missão compartilhar esta verdade e estilo de vida com o maior número de pessoas possível”, escreve o casal. * Fonte: Site Vogue Brasil

* Joaquin Phoenix e Rooney Mara

Joaquin Phoenix e Rooney Mara - Casal Vegano - Manual do Casal Hype
Rooney Mara e Joaquin Phoenix, na época do lançamento do filme “Ela”, de 2013. © Camilla Morandi/REX/REX/SIPA

O casal de atores segue à risca o veganismo dentro e fora das telas. Phoenix é o narrador do documentário “Earthlings” (Terráqueos), que inspirou um grande número de pessoas a se tornarem veganas, e empresta sua voz, ao lado de Mara, ao novo “Dominion”, filme que expõe a crueldade da indústria agropecuária na Austrália. * Fonte: Site Casa Vogue

* Paul e Stella McCartney

Paul e Stella McCartney - Casal Vegano - Manual do Casal Hype

Além de se posicionar contra a exploração animal, o ex-Beatle mantém uma dieta vegetariana e é um dos incentivadores, com suas filhas, Mary e Stella, do movimento Meat Free Monday. A estilista, aliás, investe em uma abordagem sustentável à frente da grife Stella McCartney. * Fonte: Site Casa Vogue

* Emiliano D’Avila e Natália Rosa

Emiliano D'Avila e Natália Rosa - Casal Vegano - Manual do Casal Hype
Emiliano D Avila e Natalia Rosa (Foto: Leo Farah/ Divulgação)

“O motivo crucial é o profundo amor pelos animais e o respeito por suas vidas. Mas, estudando mais a fundo, descobrimos a gravíssima questão ambiental – por ser a pecuária intensiva a maior destruidora do meio ambiente – e também os malefícios que a carne e outros derivados animais trazem para nossa própria saúde”, justifica Emiliano, que afirma ter facilidade para manter o cardápio restrito. Fonte: Revista Quem

* Júnior Lima e Mônica Benini

Júnior Lima e Mônica Benini - Casal Vegano - Manual do Casal Hype
Júnior Lima/(Instagram /Foto:paularoselini)

Junior Lima e sua esposa, Monica Benini, são vegetarianos e optaram por seguir os mesmos passos na dieta do primeiro filho, Otto. Fonte: Site Uol – Pais e Filhos

Nós do MCH somos um casal vegano e apoiamos o vegetarianismo e veganismo, assim como acreditamos que as pessoas que ainda comem carne ou produtos de origem animal, devem refletir sobre o assunto, e aos poucos, ou em algumas refeições, optar por alimentos sem nenhum ingrediente de origem animal. Façam o teste! Sejam ainda mais unidos nessa mudança. Seja Vegan! Seja Hype!

Se você gostou desse post e vai aderir a essa ideologia, comenta aqui nos comentários. Nas nossas redes sociais sempre trazemos conteúdo de qualidade e atualizado, portanto se aderirem ao veganismo, não esqueçam de tirar aquela foto bacana da primeira refeição vegetariana ou vegana e compartilhar com #manualdocasalhype. Vamos divulgar o mais novo casal vegan e transformador que vocês são! Acreditamos em vocês. Go Vegan!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *